Enzima DAO e o tratamento de enxaquecas - Synlab

Enzima DAO: uma chave promissora para o tratamento de enxaquecas

Publicado por Synlab em 13 de março de 2019
Banner Principal Imagem de fundo seção

O diagnóstico correto das causas da enxaqueca leva ao tratamento que pode, de maneira consistente, melhorar a qualidade de vida dos indivíduos afetados.

A enxaqueca é uma doença neurológica crônica de grande impacto nas atividades familiares e sociais dos indivíduos acometidos por ela. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a enxaqueca atinge em torno de 12% a 15% da população, com uma prevalência maior em mulheres. A doença geralmente tem início na puberdade e afeta principalmente o grupo com idades entre 35 e 45 anos, embora também possa se manifestar em pessoas muito mais jovens, incluindo crianças.

 

Com diferentes fenótipos clínicos, esta doença pode ser causada por motivos fisiológicos, hormonais, comportamentais, nutricionais e genéticos. A qualidade de vida dos indivíduos é negativamente afetada, constituindo um problema de saúde pública com grande impacto social e custos elevados.

 

A Histamina é um modulador presente em alguns alimentos e uma desordem em seu metabolismo pode desencadear a enxaqueca. O metabolismo da histamina é determinado pela atividade da enzima Diamina oxidase (DAO). Esta enzima tem um importante papel na degradação da histamina no epitélio intestinal, regulando sua passagem na circulação sistêmica. A deficiência funcional da DAO pode estar relacionada a fatores genéticos ou doenças que limitam a secreção desta enzima, especialmente as desordens inflamatórias ou degenerativas intestinais. Certos medicamentos também podem causar uma inibição da atividade da DAO.

 

Pessoas com baixa atividade da DAO podem apresentar acúmulo de histamina no sangue, o que resulta em múltiplos sintomas, sendo o mais predominante a enxaqueca.

 

Estudos clínicos desenvolvidos por pesquisadores do Departamento de Neurologia do Hospital Geral da Catalunya na Espanha, concluíram que 87% dos pacientes diagnosticados com enxaqueca apresentam déficit enzimático da DAO, demonstrando a relação da etiologia da enxaqueca com a eficiência da enzima.

 

Outro estudo comparativo com um grupo placebo foi realizado com o objetivo de avaliar a eficiência da utilização de um suplemento contendo a enzima DAO no tratamento preventivo da enxaqueca. A administração de suplemento de DAO foi capaz de reduzir significantemente a duração das crises de enxaquecas, levando a uma melhora na qualidade de vida dos afetados e indicando ser uma nova arma terapêutica no tratamento preventivo da enxaqueca sem efeitos adversos em 100% dos pacientes. Para o grupo submetido ao tratamento com o suplemento, também se observou uma diminuição na utilização de fármacos para tratamento de enxaqueca.

 

A abordagem deste tratamento com suplemento contendo a enzima DAO leva a uma reflexão da importância do diagnóstico preciso para a mudança de conduta rumo a um tratamento preventivo.

 

Aproximadamente um terço dos pacientes nunca consultou um médico por cefaleia, outros acabam desenvolvendo a doença de forma crônica devido ao atraso do diagnóstico, o que pode levar a um tratamento incorreto e ineficaz ou, até mesmo, ausente.

 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, apenas 40% das pessoas que sofrem de enxaqueca conseguem ser corretamente diagnosticadas e um diagnóstico preciso pode garantir o tratamento clínico eficiente baseado na restrição de alimentos ricos em histamina e administração de suplementos contendo a enzima DAO.

 

O laboratório SYNLAB traz em meio aos seus exames de inovação o MIGRATEST. Este exame avalia a quantidade e a atividade da enzima DAO no sangue mediante a técnica de radioimunoensaio.

 

A avaliação da atividade desta enzima oferecida pelo MIGRATEST pode possibilitar aos pacientes com sintomatologia diversa saber se a enxaqueca é de origem histamínica e assim, se beneficiarem com um tratamento preventivo e eficaz da sua doença, culminando na melhora da qualidade de vida.

Sobre o Grupo SYNLAB
O Grupo SYNLAB é líder na prestação de serviços de diagnóstico médico na Europa, disponibilizando uma gama completa de serviços de análise clínica laboratorial a pacientes, profissionais de saúde, clínicas e indústria farmacêutica. Proveniente da união da Labco com a synlab, o novo Grupo SYNLAB é o indiscutível líder europeu em serviços de laboratório médico.

 

Referências Bibliográficas

Izquierdo-Casas J, Comas-Basté O, Latorre-Moratalla ML, Lorente-Gascón M, Duelo A, Vidal-Carou MC, Soler-Singla L. Low serum diamine oxidase (DAO) activity levels in patients with migraine. J Physiol Biochem. 2018 Feb;74(1):93-99. doi: 10.1007/s13105-017-0571-3. Epub 2017 Jun 17.

Izquierdo-Casas J, Comas-Basté O, Latorre-Moratalla ML, Lorente-Gascón M, Duelo A, Soler-Singla L, Vidal-Carou MC. Diamine oxidase (DAO) supplement reduces headache in episodic migraine patients with DAO deficiency: A randomized double-blind trial. Clin Nutr. 2019 Feb;38(1):152-158. doi: 10.1016/j.clnu.2018.01.013. Epub 2018 Feb 15.

Maintz L1, Novak N. Histamine and histamine intolerance. Am J Clin Nutr. 2007 May;85(5):1185-96.

Conheça o exame Icone Next

Postagens relacionadas

21 de maio de 2024

Tudo o que você precisa saber sobre a doença celíaca

A doença celíaca (DC) é uma doença global que afeta…

Continuar lendo Icon Next
14 de maio de 2024

Alergia e intolerância alimentar: entendas as diferenças

A alimentação é o processo pelo qual os organismos obtêm…

Continuar lendo Icon Next
8 de maio de 2024

Intolerância ao glúten: o que é, sintomas e como diagnosticar

O glúten é constituído de diferentes prolaminas (proteínas de armazenamento)…

Continuar lendo Icon Next

Busque no nosso blog

Queremos dividir nossas novidades com você!

Assine nossa Newsletter e receba os conteúdos mais relevantes sobre medicina diagnóstica no mundo.

Obrigado por se cadastrar em nossa Newsletter!

Este E-mail já está cadastrado!

Ocorreu um erro por favor tente mais tarde!

Fale conosco