Testes nutrigenéticos: tudo o que você precisa saber - Synlab

Testes nutrigenéticos: tudo o que você precisa saber

Publicado por Synlab em 05 de junho de 2024
Banner Principal Imagem de fundo seção

Você sabe o que é a nutrigenética e como ela pode ajudar a melhorar a saúde nutricional? Ao compreender como as variantes genéticas de cada indivíduo interagem com os nutrientes, é possível adaptar a alimentação de forma precisa e personalizada. Mas como?

 

Descubra como a nutrigenética e a SYNLAB podem impactar positivamente sua conduta clínica ao fornecer informações importantes sobre como a genética influencia a resposta do corpo aos alimentos. Boa leitura!

 

O que é nutrigenética?

A nutrigenética é uma especialidade da genômica que estuda a interação entre as variantes genéticas de cada indivíduo e o metabolismo dos nutrientes, com o objetivo de personalizar a dieta para melhorar a saúde e prevenir o risco de desenvolver doenças relacionadas a fatores nutricionais (1).

 

Por exemplo, imagine que duas pessoas, que tenham histórico familiar de doenças cardíacas e desejam melhorar a saúde por meio da alimentação.

 

Ao realizar testes nutrigenéticos, é descoberto que Roberto possui uma variante genética que o torna mais sensível aos efeitos negativos das gorduras saturadas, enquanto Laura tem uma predisposição genética para um metabolismo menos eficiente na absorção de carboidratos.

 

Com essas informações, o médico pode personalizar as dietas de Roberto e Laura de acordo com as necessidades genéticas específicas, a fim de melhorar a saúde cardiovascular e reduzir o risco de desenvolvimento de doenças relacionadas à nutrição.

 

Com esse exemplo é possível observar como a nutrigenética pode ser uma ferramenta importante para personalização da promoção e prevenção da saúde.

 

O que são os testes nutrigenéticos?

As variantes genéticas, responsáveis por cerca de 90% das diferenças encontradas no DNA dos indivíduos, podem alterar a resposta normal do organismo, modulando a transcrição de proteínas e o desenvolvimento de doenças.

 

Com isso, os genes podem definir a suscetibilidade a uma doença e em conjunto com os fatores ambientais, como a dieta e estilo de vida, determinam quem, entre os suscetíveis, poderá desenvolver uma doença.

 

Desta forma, os testes nutrigenéticos, são exames que avaliam variantes genéticas que influenciam a forma com que nosso organismo interage e reage com determinados alimentos e nutrientes.

 

Quais as vantagens do teste nutrigenético para você e seus pacientes?

Devido as variantes genéticas, que influenciam como os componentes da dieta são absorvidos, metabolizados e a resposta do organismo, cada indivíduo responde de maneira diferente às intervenções realizadas (2).

 

Com isso, as recomendações dietéticas personalizadas ao perfil genético são mais eficazes na prevenção de doenças crônicas do que as recomendações gerais (3).

 

O exame NutriHealth, painel nutrigenético oferecido pela SYNLAB, permite conhecer a predisposição genética do indivíduo associado a fatores alimentares, auxiliando o entendimento da resposta metabólica aos alimentos ingeridos na dieta de cada pessoa e, portanto, o possível efeito que eles desempenham para o organismo.

 

Com isso, é possível realizar o ajuste da dieta, de forma personalizada, com base no perfil genético, sendo um importante aliado para a manutenção da saúde e prevenção do desenvolvimento de doenças.

 

Quais as características analisadas?

O exame NutriHealth oferecido pela SYNLAB realiza a análise de 31 parâmetros:

  • Risco de sobrepeso
  • Resposta às gorduras saturadas
  • Resposta às gorduras monoinsaturadas
  • Resposta aos carboidratos
  • Tipo de dieta
  • Colesterol HDL
  • Colesterol LDL
  • Triglicerídeos
  • Açúcar no sangue
  • Vitamina B6
  • Vitamina B9
  • Vitamina D
  • Ferro
  • Sódio (Sal)
  • Potássio
  • Densidade óssea
  • Consumo de doce
  • Insaciabilidade e fome
  • Percepção do sabor doce
  • Percepção do sabor amargo
  • Metabolismo do álcool
  • Metabolismo da lactose
  • Selênio
  • Vitamina E
  • Estresse oxidativo
  • Estrutura muscular
  • Treinamento de resistência
  • Tendão de Aquiles
  • Dependência da nicotina
  • Dependência ao álcool
  • Envelhecimento biológico

 

Tudo sobre o exame nutrigenético

A nutrigenética é uma área da genética que estuda a relação entre os genes e a alimentação, com o objetivo de permitir a melhora da saúde pela dieta além de auxiliar na prática de hábitos saudáveis.

 

A determinação do perfil genético a partir de variantes que estão relacionadas a processos biológicos importantes para a saúde e nutrição, possibilita personalizar a nutrição em função das necessidades de cada indivíduo.

 

Conhecendo essas necessidades, é possível elaborar uma série de recomendações alimentares levando em consideração as características próprias da pessoa, e desta forma, ajudar a alcançar um estado de bem-estar em função da sua nutrigenética.

 

O teste de nutrigenética NutriHealth fornece dados sobre 31 parâmetros associados a nutrição, esporte, resposta ao álcool e tabaco, metabolismo, detoxificação e o envelhecimento biológico, oferecendo amplas recomendações de acordo com o perfil nutrigenético do paciente. 

 

Para quem é indicado?

O exame NutriHealth está indicada para:

  • Pessoas que desejam adaptar a dieta em função da sua genética e conhecer suas necessidades nutricionais específicas de maneira personalizada;
  • Pessoas que desejam gerenciar de forma proativa a sua saúde.

 

Como é realizado?

O exame nutrigenético é realizado com amostra obtida de uma única coleta de sangue por punção venosa ou amostra de saliva. O exame consiste na análise de 128 variantes em 95 genes relacionados a nutrição, esporte, vícios (álcool e tabagismo), metabolismo, detoxificação e o envelhecimento biológico.

 

Testes nutrigenéticos: tudo o que você precisa saber

 

Qual a tecnologia?

O exame NutriHealth da SYNLAB é realizado por Array Mutacional proporcionando uma maior agilidade do processo, permitindo a análise de todas as variantes genéticas ao mesmo tempo.

 

Por que realizar o exame Nutrihealth?

Em resumo, a nutrigenética oferece a oportunidade em personalizar a dieta e melhorar a saúde, levando em consideração as características genéticas individuais de cada pessoa.

 

Com o teste nutrigenético NutriHealth da SYNLAB, tanto médicos quanto pacientes podem obter informações importantes sobre como a genética influencia a resposta do organismo aos alimentos.  Ressaltamos que os resultados devem ser avaliados por um profissional de saúde qualificado para correta interpretação e orientação.

 

Agora que você conheceu melhor o que é a nutrigenética e sua importância para a saúde, entre em contato com a equipe da SYNLAB para descobrir mais sobre os exames disponíveis e como podemos ajudá-lo a alcançar seus objetivos de saúde de forma personalizada e eficaz.

 

Referências

1. SIMOPOULOS, A. P. Nutrigenetics/Nutrigenomics. Annual review of public health, [S. l.], v. 31, 2010. DOI: 10.1146/annurev.publhealth.031809.130844.

2. HESKETH, J. Personalised nutrition: how far has nutrigenomics progressed? European journal of clinical nutrition, [S. l.], v. 67, n. 5, 2013. DOI: 10.1038/ejcn.2012.145.

3. NIELSEN, Daiva E.; EL-SOHEMY, Ahmed. A randomized trial of genetic information for personalized nutrition. Genes & nutrition, [S. l.], v. 7, n. 4, p. 559, 2012.

Conheça o exame Icone Next

Postagens relacionadas

19 de junho de 2024

Medicina preventiva: o que é e qual é a sua importância

Desde a água que você ingere, passando pelos relacionamentos que…

Continuar lendo Icon Next
12 de junho de 2024

Melatonina: a importância do hormônio do sono

O sono é um processo natural da saúde, no qual…

Continuar lendo Icon Next
5 de junho de 2024

Testes nutrigenéticos: tudo o que você precisa saber

Você sabe o que é a nutrigenética e como ela…

Continuar lendo Icon Next

Busque no nosso blog

Queremos dividir nossas novidades com você!

Assine nossa Newsletter e receba os conteúdos mais relevantes sobre medicina diagnóstica no mundo.

Obrigado por se cadastrar em nossa Newsletter!

Este E-mail já está cadastrado!

Ocorreu um erro por favor tente mais tarde!

Fale conosco