Por que realizar este exame?

Depois da sua administração, os fármacos passam por 5 etapas: absorção, distribuição, interação com os alvos, metabolismo e excreção. A etapa do metabolismo é crucial, já que é a responsável em grande parte pela toxicidade dos fármacos. O metabolismo de um fármaco consiste em diversas reações que modificam o fármaco e, no geral, o convertem em uma molécula mais solúvel que pode ser excretada com maior facilidade. As principais enzimas responsáveis por este metabolismo pertencem à família do citocromo P450 (CYP450). Em humanos foram descritos ao menos 18 famílias e 44 subfamílias CYP450 metabolizadoras de xenobióticos, das quais somente as famílias CYP1, CYP2 e CYP3 parecem apresentar importância no metabolismo dos fármacos. Muitos dos genes que codificam estas enzimas apresentam polimorfismos genéticos que causam mudanças na expressão, seletividade ou atividade da enzima, e refletem na diversidade de respostas aos fármacos. Em consequência, a análise genética destes polimorfismos nas seis principais enzimas do sistema CYP450 é fundamental para conhecer o metabolismo dos fármacos empregados com mais frequência na atualidade.

O que é o exame?

O perfil genético FG Basic estuda as principais enzimas metabolizadoras implicadas no metabolismo dos medicamentos mais comumente empregados em distintas áreas terapêuticas. A análise proporciona informação relevante sobre os 200 fármacos mais utilizados em medicina, a partir do estudo de 22 polimorfismos genéticos, descritos na bibliografia científica, presentes nas seis enzimas principais do sistema citocromo P450 (CYP2D6, CYP2C9, CYP2C19, CYP3A4, CYP3A5 e CYP1A2).

Para quem é indicado?

• Pacientes em tratamento farmacológico que desejem personalizar a medicação baseados no seu perfil genético.
• Pacientes poli medicados.
• Pacientes com efeitos secundários aos fármacos.
• Pacientes nos quais os tratamentos farmacológicos não apresentem os resultados esperados.

Tecnologia

Sequenciamento de nova geração (NGS)

Vantagens

GRUPO SYNLAB:
• Garantido pela experiência do grupo Synlab, líder europeu absoluto em diagnóstico laboratorial.
ABRANGENTE:
• Laudo detalhado no qual se inclui, além do tipo de metabolismo de cada enzima, quais 200 fármacos podem gerar efeitos tóxicos e reações adversas, assim como recomendações sobre as doses.
CONFIÁVEL:
• Informação fornecida pela análise permite selecionar o fármaco mais adequado e orientar de forma individualizada a dose mais adequada para cada paciente.
ACONSELHAMENTO GENÉTICO:
• Aconselhamento genético disponível sem custo adicional de acordo com a necessidade de cada cliente.

Informações Extras

DOCUMENTAÇÃO – Disponível na Extranet para clientes:
• Consentimento Informado.
• Questionário Clínico.
PREPARO:
• Não é necessário jejum para a realização do exame.


Tempo de Entrega
30 dias úteis
Tipo de Amostra
5 mL de sangue total em tubo EDTA

Assine a nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades sobre nossos exames