Diabetes gestacional: um perigo quase oculto - Synlab

Diabetes mellitus gestacional: um perigo quase oculto

Publicado por SYNLAB em 12 de julho de 2019
Banner Principal Imagem de fundo seção

Exames genéticos têm revelado maiores perspectivas no diagnóstico precoce para o Diabetes mellitus gestacional.

O Diabetes Mellitus Gestacional (DMG) é atualmente o distúrbio metabólico mais frequente durante a gestação. Ao lado da obesidade materna, tem se tornado um problema de saúde crescente (1).

 

Durante a gravidez, ocorrem adaptações na produção hormonal materna para permitir o desenvolvimento do bebê. Para algumas mulheres tais mudanças podem resultar em um quadro de diabetes gestacional, que é uma doença caracterizada pela intolerância à glicose que se desenvolve ou é detectada pela primeira vez durante a gestação (2).

 

O desenvolvimento do DMG está associado ao alto risco de complicações materno-fetais. Quando o bebê é exposto a grandes quantidades de glicose ainda no ambiente intrauterino, há maior risco de crescimento fetal excessivo (macrossomia fetal) e, consequentemente, em partos traumáticos, hipoglicemia neonatal e até de obesidade e diabetes na vida adulta. Em relação à mãe, estudos mostram a associação com maior risco de pré-eclâmpsia e eclâmpsia, além de danos aos rins e hipertensão. Embora seja alta a probabilidade de o DMG desaparecer após o parto, aproximadamente de 40% a 60% das mulheres podem desenvolver Diabetes Mellitus tipo 2 (2, 3).

 

O DMG pode ser desenvolvido por qualquer mulher, mas algumas apresentam fatores de risco que merecem ser levados em consideração como idade materna avançada, ganho de peso excessivo durante a gestação, sobrepeso ou obesidade, síndrome dos ovários policísticos, história prévia de bebês grandes (mais de 4 kg) ou de diabetes gestacional, história familiar de diabetes em parentes de 1º grau , histórico familiar de diabetes gestacional na mãe da gestante e hipertensão arterial sistêmica na gestação (2). Atualmente estima-se que um em cada seis nascimentos decorra de mulheres com alguma forma de hiperglicemia durante a gestação, sendo que 84% desses casos seriam consequências do DMG (4).

 

Os sintomas do DMG são muitas vezes imperceptíveis, mas os riscos existem. Quando diagnosticada, cuidados como adotar uma dieta equilibrada e a prática de exercícios físicos são estratégias recomendadas e eficientes para manter os níveis da glicose sob controle (2, 3). Sendo assim, a detecção precoce do risco pode ser essencial para reduzir o alto risco de complicações.

 

A literatura tem mostrado que a presença de determinadas variantes genéticas associadas com o desenvolvimento de Diabetes Mellitus Tipo 2 e algumas variantes presentes em genes relacionados com obesidade, deficiência de ácido fólico e vitamina B12, merecem ser investigadas como fatores preditivos do desenvolvimento de DMG (5, 6). A somatória da presença dessas variantes genéticas com o histórico gestacional e familiar da paciente, tem garantido perspectivas importantes no diagnóstico precoce da DMG e auxiliado os profissionais da saúde nas decisões sobre estratégias de prevenção e melhor controle da doença (1, 2, 4).

 

Acompanhando o que há de mais recente em estudos científicos e medicina personalizada, a SYNLAB desenvolveu o GDMpredictTM, a primeira análise genética que permite avaliar a predisposição ao DMG em mulheres que estejam ainda nas primeiras semanas de gestação, sendo especialmente indicado para aquelas mulheres que têm pelo menos um dos fatores de risco. O exame também tem sido indicado para mulheres que estejam planejando a sua gravidez. Por ser um teste não invasivo, o GDMpredictTM permite a análise simultânea de 20 variantes genéticas que já foram associadas ao risco de DMG em uma única amostra de sangue materno. O resultado é apresentado na forma de uma curva de risco para desenvolvimento de DMG ao longo das semanas de gestação com base em um algoritmo matemático que integra o peso estatístico diferente de cada variante, histórico familiar e os dados antropométricos do paciente.

 

Sobre o Grupo SYNLAB

O Grupo SYNLAB é líder na prestação de serviços de diagnóstico médico na Europa, disponibilizando uma gama completa de serviços de análise clínica laboratorial a pacientes, profissionais de saúde, clínicas e indústria farmacêutica. Proveniente da união da Labco com a synlab, o novo Grupo SYNLAB é o indiscutível líder europeu em serviços de laboratório médico.

 

Referências bibliográficas

1. Bianchi C., et al. Pre-pregnancy obesity, gestational diabetes or gestational weight gain: which is the strongest predictor of pregnancy outcomes? Diabetes Res Clin Pract. 2018;144:286–93.

2. Sociedade Brasileira de Diabetes – https://www.diabetes.org.br/publico/diabetes-gestacional <Acesso em 10/06/2019>

3. Guillén-Sacoto, M. A., et al. Diabetes mellitus gestacional: control glucémico durante el embarazo y su relación con los resultados neonatales en embarazos gemelares y de feto único. Endocrinología, Diabetes y Nutrición, 2018.

4. RASTREAMENTO E DIAGNÓSTICO DE DIABETES MELLITUS GESTACIONAL NO BRASIL. https://www.diabetes.org.br/profissionais/images/pdf/diabetes-gestacional-relatorio.pdf. <Acesso em 10/06/2019>

5. K. Kawai et al., A genetic risk score that includes common type 2 diabetes risk variants is associated with gestational diabetes. Clinical Endocrionology (2017).

6. Beysel, S., et al. Maternal genetic contribution to pre-pregnancy obesity, gestational weight gain, and gestational diabetes mellitus. Diabetology & Metabolic Syndrome (2019)

Postagens relacionadas

16 de outubro de 2025

Exame de HPV: entenda quais os tipos e quando realizar

O papilomavírus humano (HPV) é considerado o principal causador de…

Continuar lendo Icon Next
27 de junho de 2025

Exames hormonais femininos: guia completo para avaliar sua saúde e fertilidade

Os hormônios femininos exercem um papel central em praticamente todas…

Continuar lendo Icon Next
25 de abril de 2025

Tudo o que você precisa saber sobre exames do pré-natal e o papel do NIPT na triagem genética

No instante em que uma mulher descobre que está grávida,…

Continuar lendo Icon Next

Busque no nosso blog

Queremos dividir nossas novidades com você!

Assine nossa Newsletter e receba os conteúdos mais relevantes sobre medicina diagnóstica no mundo.

Obrigado por se cadastrar em nossa Newsletter!

Este E-mail já está cadastrado!

Ocorreu um erro por favor tente mais tarde!

Fale conosco