Medicina preventiva: o que é e qual é a sua importância - Synlab

Medicina preventiva: o que é e qual é a sua importância

Publicado por Synlab em 19 de junho de 2024
Banner Principal Imagem de fundo seção

Desde a água que você ingere, passando pelos relacionamentos que cultiva, até a frequência com que pratica o autocuidado por meio de atividades físicas e lazer, tudo isso influencia diretamente no seu bem-estar social, físico e mental, que são tão necessários para a manutenção da qualidade de vida.

 

A medicina preventiva traz justamente essa busca por cuidados para evitar que o paciente desenvolva condições clínicas indesejadas no futuro, como hipertensão, diabetes, depressão, entre outras.

 

É importante ter em mente que, independentemente da rotina corrida que levamos, a especialidade da medicina preventiva é de suma importância para desenvolvermos bons hábitos que vão refletir em uma velhice com mais saúde.

 

Que tal aprender mais sobre o tema? Nesse artigo você vai compreender os diferentes tipos de prevenção e quais exames podem ajudar na identificação a predisposição a determinadas doenças.

 

Desejamos uma ótima leitura!

 

O que é saúde?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define saúde como um completo bem-estar físico, mental e social, não apenas como ausência de patologias (1).

 

Diversos mecanismos determinam as condições de vida das pessoas e a maneira como passam sua vida, bem como podem adoecer. São inúmeros os fatores determinantes da condição de saúde, como (2):

  • Fatores biológicos (idade, sexo, genética);
  • Fatores físicos e ambientais (condições geográficas, condições de água, qualidade de alimentos, condições de habitação);
  • Meio socioeconômico e cultural (acesso à educação);
  • Acesso à serviços de promoção/prevenção e recuperação da saúde.

 

Compreender a saúde como um estado de completo bem-estar físico, mental e social nos leva à importância da medicina preventiva e você vai aprender mais sobre ela a seguir.

 

O que é medicina preventiva?

A medicina preventiva pode ser definida como “especialidade médica que se concentra na saúde dos indivíduos, comunidades e populações”, segundo o Conselho Americano de Medicina Preventiva (3).

 

Quais as especialidades da medicina preventiva?

A medicina preventiva tem três especialidades, considerando diferentes populações, ambientes ou configurações de prática (4):

  • Saúde Pública e Medicina Preventiva Geral;
  • Medicina do trabalho: tem como objetivo a prevenção dos acidentes e doenças de trabalho, bem como a promoção da saúde e qualidade de vida;
  • Medicina aeroespacial: visa o atendimento à saúde de pilotos, tripulantes ou astronautas.

 

Qual é o objetivo da medicina preventiva?

O foco da medicina preventiva é a prevenção e o controle dos causadores de doenças na população, principalmente para as pessoas que apresentam um elevado risco de adoecer, ou seja, que apresentem uma predisposição (5). Dessa forma, seu principal objetivo é proteger, promover e manter a saúde e o bem-estar, prevenindo doenças, incapacidades e morte (6).

 

Qual a diferença entre a medicina curativa e a medicina preventiva?

Como vimos anteriormente, a medicina preventiva tem como objetivo a prevenção e o controle dos causadores de doenças na população.  Enquanto a medicina curativa é focada na cura de doenças e no tratamento de sintomas, prevenindo o agravamento e o surgimento de complicações (7).

 

Medicina preventiva: o que é e qual é a sua importância

 

 

O que quer dizer a palavra preventiva?

A palavra preventiva refere-se a algo que se destina a prevenir ou evitar que algo aconteça. No contexto de medicina, refere-se a prevenir, promover e manter condições de saúde da população.

 

O que é saúde preventiva?

A saúde preventiva é o ato de cultivar cuidados antecipados para evitar o surgimento de doenças. É um trabalho constante de monitoramento da saúde, visando à melhoria da qualidade de vida e bem-estar (8).

 

Quais são os tipos de prevenção à saúde?

Através do conhecimento da história natural de uma doença é possível intervir efetivamente sobre ela e dessa forma prevenir seu surgimento. A prevenção geralmente é classificada em cinco níveis associados a diferentes fases de desenvolvimento da doença (5, 9):

  • Prevenção primordial: tem como objetivo evitar o surgimento de fatores que contribuem para aumentar o risco de adoecer, como os fatores sociais, econômicos e/ou culturais.
  • Prevenção primária: tem como objetivo limitar a incidência de doenças através do controle de suas causas e fatores de risco. Envolve medidas de proteção de saúde como imunização, pasteurização de leite, sanitização, entre outros.
  • Prevenção secundária: tem como objetivo a cura e a redução de consequências mais graves da doença mediante a detecção prévia e tratamento precoce dos casos. Visa reduzir a gravidade e duração da doença.
  • Prevenção terciária: tem como objetivo a redução do progresso e das complicações de uma doença já estabelecida através da redução de sequelas.
  • Prevenção quaternária: tem como objetivo a redução do progresso e das complicações de uma doença a qual o paciente já realiza algum tipo de tratamento.

 

Dessa forma a medicina preventiva pode atuar em qualquer uma das fases de prevenção, a partir do momento de identificação da fase em que o paciente se encontre.

 

SYNLAB e prevenção secundária à saúde

A SYNLAB possui em seu catálogo diversos exames que possibilitam atuar na prevenção secundária, identificando a predisposição a determinadas doenças, como:

 

Exame Adgen

O exame Adgen oferecido pela SYNLAB possibilita a análise da predisposição genética à doença de Alzheimer, facilitando seu diagnóstico precoce. Realiza a análise dos genes APP, PSEN1, PSEN2, APOE e A2M.

 

Cardio inCode Score

O exame Cardio inCode Score realiza a análise conjunta das informações genéticas com a informações clínicas e de estilo de vida do paciente, para determinar o risco cardiovascular real, avaliando fatores de risco genético, risco relativo, risco cardiovascular global clássico, risco cardiovascular global genético e idade cardiovascular do paciente.

 

Frutose test

O exame frutose test realiza a análise das três variantes mais frequentes no gene ALDOB, que são responsáveis por 90% dos casos de intolerância à frutose, sendo uma alternativa para o teste respiratório, evitando a exposição direta do paciente à substância.

 

Thrombo in Code

O exame  Thrombo inCode realiza a análise de 12 variantes em 7 genes associados para analisar o risco de trombose do paciente. Utiliza um algoritmo matemático para estimar o risco de sofrer eventos tromboembólicos venosos.

 

Avalia o risco do paciente de três maneiras: risco da paciente de apresentar trombofilia associado a condição clínica atual (fatores variáveis como peso, tabagismo, hábitos e estilo de vida); risco da paciente em comparação ao risco de heterozigosidade do Fator V de Leiden com o mesmo perfil clínico; e o risco com o mesmo perfil clínico considerando as variantes genéticas encontradas.

 

Thrombo inCode Reproductive Health

O exame Thrombo inCode Reproductive Health realiza a análise de 12 variantes genéticas associadas a um risco aumentado de desenvolvimento da trombose.

 

Além disso, é uma análise que integra um algoritmo matemático, no qual o resultado possibilita a avaliação do risco da paciente de três maneiras:  risco da paciente de apresentar trombofilia associado a condição clínica atual (fatores variáveis como peso, tabagismo, hábitos e estilo de vida); risco da paciente em comparação ao risco de heterozigosidade do Fator V de Leiden com o mesmo perfil clínico; e o risco com o mesmo perfil clínico considerando as variantes genéticas encontradas.

 

Painel de Câncer Hereditário

O painel de câncer hereditário realiza a análise de variantes pontuais e pequenas inserções/deleções mediante a metodologia de Sequenciamento de Nova Geração (NGS) de 105 genes associados à predisposição de câncer hereditário.

 

Intolerance 2

O exame Intolerance 2 realiza a análise de predisposição à intolerância ao glúten pela análise de haplotipos HLA-DQ2 e HLA-DQ8 e realiza a análise das variantes genéticas mais frequentes do gene MCM6 associadas à intolerância a lactose.

 

Lactose test

O exame Lactose test realiza a análise das variantes genéticas mais frequentes do gene MCM6 associadas à intolerância à lactose.

 

Celia test

O exame Celia test realiza a análise de predisposição à intolerância ao glúten pela análise de haplotipos HLA-DQ2 e HLA-DQ8.

 

BRCA +

O teste BRCA+ é uma análise por sequenciamento de nova geração – NGS (Next Generation Sequencing) para detectar variantes pontuais, pequenas inserções/deleções e CNVs em 18 genes (ATM, BRCA 1, BRCA 2, BRIP 1, CDH1, CHEK2, EPCAM, MLH1, MSH2, MSH6, NBN, PALB2, PMS2, PTEN, RAD51C, RAD51D, STK11, TP53) relacionados com o câncer ginecológico hereditário.

 

NutriHealth

O exame NutriHelath realiza a análise de 120 variantes em 95 genes associados à predisposição a fatores nutricionais, esportivos, vícios (álcool e tabagismo), metabolismo, detoxificação e o envelhecimento biológico.

 

Wellness Check

O exame Wellness Check realiza a análise de variantes em 24 genes associados à predisposição genética da regulação do metabolismo e outros processos associados à nutrição para ajustar a dieta de forma personalizada.

 

SYNLAB e prevenção terciária à saúde

A SYNLAB possui em seu catálogo diversos exames que possibilitam atuar na prevenção terciária, reduzindo o progresso e complicações de condições patológicas já estabelecidas, como:

 

A200

O exame A200 tem como objetivo verificar a intolerância alimentar mediada por IgG através da análise de reatividade IgG frente às proteínas de 216 alimentos.

 

ISAC

O exame ISAC realiza a análise simultânea de anticorpos IgE específicos para 112 proteínas alergênicas, presente em mais de 50 alérgenos diferentes.

 

DAO Plus

O exame DAO Plus realiza a análise da atividade da enzima diamina oxidase (DAO).  A identificação de atividade enzimática pode ser avaliada como fator intrínseco desencadeante de patologias crônicas.

 

Índice de ômega 3

O exame Índice de ômega 3 realiza a dosagem de dois dos principais ácidos graxos ômega 3: o ácido eicosapentaenoico (EPA) e o ácido docosaexaenoico (DHA), obtidos tanto por meio da alimentação como pela síntese em seu organismo a partir do ácido alfa linolênico (ALA).

 

Permeabilidade intestinal

O exame de Permeabilidade Intestinal possibilita a análise da integridade e funcionalidade da mucosa intestinal, auxiliando no diagnóstico das caudas de diversos sintomas intestinais e sistêmicos.

 

Prosigna

O exame Prosigna é um exame genético para avaliar o prognóstico de câncer de mama.  Realiza a determinação do subtipo biológico intrínseco do tumor a partir da análise de expressão de 50 genes. O teste também foi desenvolvido com a finalidade de fornecer o risco de recorrência de câncer de mama.

 

Qual a importância da ação preventiva?

Uma vez que o objetivo da medicina preventiva é a ausência de doença (atuando na prevenção de saúde ou no interrompimento da doença, evitando suas complicações), a importância da ação preventiva é de minimizar o surgimento de doenças.

 

Dessa forma, previne-se a evolução de enfermidades e fatores de riscos associados, atuando, portanto, na promoção à saúde, diagnóstico precoce e qualidade de vida dos indivíduos.

 

Conheça o grupo SYNLAB, referência na prestação de serviços de exames associados à medicina preventiva

Então, gostou de conhecer as opções de testes preventivos da SYNLAB?

 

A realização de exames preventivos é um importante passo para prevenir doenças e combatê-las.

 

A adoção dessa avaliação laboratorial não invasiva tem o potencial de identificar patologias de forma precoce ou o risco de seu desenvolvimento, assim contribuindo para elevar as chances de sucesso de tratamento de inúmeras pessoas.

 

Presente há mais de uma década no Brasil, o Grupo SINLAB é referência em diversos serviços de análise clínica e laboratorial.

 

Oferecemos soluções modernas, seguras e de elevada qualidade a pacientes, profissionais e empresas de saúde, e indústria farmacêutica. Não à toa, somos líder do segmento na Europa.

 

Entre em contato com a equipe SYNLAB e conheça os exames disponíveis.

 

Referências Bibliográficas

1. O que significa ter saúde? Ministério da Saúde https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-brasil/eu-quero-me-exercitar/noticias/2021/o-que-significa-ter-saude (2020).

2. Website. http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro092.pdf.

3. Jung, P. & Lushniak, B. D. Preventive Medicine’s Identity Crisis. Am. J. Prev. Med. 52, e85–e89 (2017).

4. Website. American Board of Preventive Medicine. http://www.theabpm.org/about-us/.

5. Website. https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/modulo_principios_epidemiologia_6.pdf.

6. Website. American Board of Preventive Medicine. http://www.theabpm.org/about-us/.

7. Práticas Preventivas e Práticas Curativas na Medicina. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/586894/1/Pr%c3%a1ticas%20Preventivas%20e%20Pr%c3%a1ticas%20Curativas%20na%20Medicina.pdf

8. RAMALHO, Celina Martins. Saúde Preventiva, Crescimento e Produtividade: uma Análise da Literatura e um Estudo Empírico. São Paulo: EAESP/FGV, 2.003.

9. Tesser C.D. Prevenção Quaternária para a humanização da Atenção Primária à Saúde. O Mundo da Saúde, São Paulo – 2012;36(3):416-426.

Postagens relacionadas

10 de julho de 2024

Ômega 3: entenda para que serve e quais os seus benefícios

Os ácidos graxos ômega 3 são gorduras que desempenham papéis…

Continuar lendo Icon Next
26 de junho de 2024

Intolerância à lactose: o que é, tipos, sintomas, como diagnosticar e muito mais!

Estima-se que entre 57 e 65% da população mundial sofra…

Continuar lendo Icon Next
19 de junho de 2024

Medicina preventiva: o que é e qual é a sua importância

Desde a água que você ingere, passando pelos relacionamentos que…

Continuar lendo Icon Next

Busque no nosso blog

Queremos dividir nossas novidades com você!

Assine nossa Newsletter e receba os conteúdos mais relevantes sobre medicina diagnóstica no mundo.

Obrigado por se cadastrar em nossa Newsletter!

Este E-mail já está cadastrado!

Ocorreu um erro por favor tente mais tarde!

Fale conosco