Diabetes gestacional: um perigo quase oculto - Synlab

Diabetes mellitus gestacional: um perigo quase oculto

Publicado por Synlab em 12 de julho de 2019
Banner Principal Imagem de fundo seção

Exames genéticos têm revelado maiores perspectivas no diagnóstico precoce para o Diabetes mellitus gestacional.

O Diabetes Mellitus Gestacional (DMG) é atualmente o distúrbio metabólico mais frequente durante a gestação. Ao lado da obesidade materna, tem se tornado um problema de saúde crescente (1).

 

Durante a gravidez, ocorrem adaptações na produção hormonal materna para permitir o desenvolvimento do bebê. Para algumas mulheres tais mudanças podem resultar em um quadro de diabetes gestacional, que é uma doença caracterizada pela intolerância à glicose que se desenvolve ou é detectada pela primeira vez durante a gestação (2).

 

O desenvolvimento do DMG está associado ao alto risco de complicações materno-fetais. Quando o bebê é exposto a grandes quantidades de glicose ainda no ambiente intrauterino, há maior risco de crescimento fetal excessivo (macrossomia fetal) e, consequentemente, em partos traumáticos, hipoglicemia neonatal e até de obesidade e diabetes na vida adulta. Em relação à mãe, estudos mostram a associação com maior risco de pré-eclâmpsia e eclâmpsia, além de danos aos rins e hipertensão. Embora seja alta a probabilidade de o DMG desaparecer após o parto, aproximadamente de 40% a 60% das mulheres podem desenvolver Diabetes Mellitus tipo 2 (2, 3).

 

O DMG pode ser desenvolvido por qualquer mulher, mas algumas apresentam fatores de risco que merecem ser levados em consideração como idade materna avançada, ganho de peso excessivo durante a gestação, sobrepeso ou obesidade, síndrome dos ovários policísticos, história prévia de bebês grandes (mais de 4 kg) ou de diabetes gestacional, história familiar de diabetes em parentes de 1º grau , histórico familiar de diabetes gestacional na mãe da gestante e hipertensão arterial sistêmica na gestação (2). Atualmente estima-se que um em cada seis nascimentos decorra de mulheres com alguma forma de hiperglicemia durante a gestação, sendo que 84% desses casos seriam consequências do DMG (4).

 

Os sintomas do DMG são muitas vezes imperceptíveis, mas os riscos existem. Quando diagnosticada, cuidados como adotar uma dieta equilibrada e a prática de exercícios físicos são estratégias recomendadas e eficientes para manter os níveis da glicose sob controle (2, 3). Sendo assim, a detecção precoce do risco pode ser essencial para reduzir o alto risco de complicações.

 

A literatura tem mostrado que a presença de determinadas variantes genéticas associadas com o desenvolvimento de Diabetes Mellitus Tipo 2 e algumas variantes presentes em genes relacionados com obesidade, deficiência de ácido fólico e vitamina B12, merecem ser investigadas como fatores preditivos do desenvolvimento de DMG (5, 6). A somatória da presença dessas variantes genéticas com o histórico gestacional e familiar da paciente, tem garantido perspectivas importantes no diagnóstico precoce da DMG e auxiliado os profissionais da saúde nas decisões sobre estratégias de prevenção e melhor controle da doença (1, 2, 4).

 

Acompanhando o que há de mais recente em estudos científicos e medicina personalizada, a SYNLAB desenvolveu o GDMpredictTM, a primeira análise genética que permite avaliar a predisposição ao DMG em mulheres que estejam ainda nas primeiras semanas de gestação, sendo especialmente indicado para aquelas mulheres que têm pelo menos um dos fatores de risco. O exame também tem sido indicado para mulheres que estejam planejando a sua gravidez. Por ser um teste não invasivo, o GDMpredictTM permite a análise simultânea de 20 variantes genéticas que já foram associadas ao risco de DMG em uma única amostra de sangue materno. O resultado é apresentado na forma de uma curva de risco para desenvolvimento de DMG ao longo das semanas de gestação com base em um algoritmo matemático que integra o peso estatístico diferente de cada variante, histórico familiar e os dados antropométricos do paciente.

 

Sobre o Grupo SYNLAB

O Grupo SYNLAB é líder na prestação de serviços de diagnóstico médico na Europa, disponibilizando uma gama completa de serviços de análise clínica laboratorial a pacientes, profissionais de saúde, clínicas e indústria farmacêutica. Proveniente da união da Labco com a synlab, o novo Grupo SYNLAB é o indiscutível líder europeu em serviços de laboratório médico.

 

Referências bibliográficas

1. Bianchi C., et al. Pre-pregnancy obesity, gestational diabetes or gestational weight gain: which is the strongest predictor of pregnancy outcomes? Diabetes Res Clin Pract. 2018;144:286–93.

2. Sociedade Brasileira de Diabetes – https://www.diabetes.org.br/publico/diabetes-gestacional <Acesso em 10/06/2019>

3. Guillén-Sacoto, M. A., et al. Diabetes mellitus gestacional: control glucémico durante el embarazo y su relación con los resultados neonatales en embarazos gemelares y de feto único. Endocrinología, Diabetes y Nutrición, 2018.

4. RASTREAMENTO E DIAGNÓSTICO DE DIABETES MELLITUS GESTACIONAL NO BRASIL. https://www.diabetes.org.br/profissionais/images/pdf/diabetes-gestacional-relatorio.pdf. <Acesso em 10/06/2019>

5. K. Kawai et al., A genetic risk score that includes common type 2 diabetes risk variants is associated with gestational diabetes. Clinical Endocrionology (2017).

6. Beysel, S., et al. Maternal genetic contribution to pre-pregnancy obesity, gestational weight gain, and gestational diabetes mellitus. Diabetology & Metabolic Syndrome (2019)

Postagens relacionadas

23 de setembro de 2021

Complicações gestacionais decorrentes da trombofilia representam cerca de 75% das causas de morbidade e mortalidade neonatal.

A trombofilia, encontra-se potencializada na gestação e no puerpério pelas…

Continuar lendo Icon Next
31 de maio de 2021

Como funcionam os testes genéticos para a predisposição do câncer ginecológico

O câncer de mama é o câncer com maior incidência…

Continuar lendo Icon Next
27 de janeiro de 2021

NIPT: Tudo que você precisa saber sobre o exame de Triagem Pré-natal não invasivo

NIPT: Tudo que você precisa saber sobre o exame de…

Continuar lendo Icon Next

Busque no nosso blog

Queremos dividir nossas novidades com você!

Assine nossa Newsletter e receba os conteúdos mais relevantes sobre medicina diagnóstica no mundo.

Obrigado por se cadastrar em nossa Newsletter!

Este E-mail já está cadastrado!

Ocorreu um erro por favor tente mais tarde!

Fale conosco