Por que realizar este exame?

A histamina é uma molécula presente em quase todos os alimentos, e a capacidade de metabolizá-la e eliminá-la é diferente em cada indivíduo. Esta capacidade está essencialmente determinada pela atividade da enzima diamina oxidase (DAO) intestinal. Em pessoas com atividade normal da DAO, a histamina proveniente da dieta é rapidamente degradada, porém em pessoas com atividade reduzida se produz um excesso de histamina no sangue, aumentando a probabilidade de apresentar efeitos adversos graves. Estes efeitos adversos se conhecem como déficit de DAO, ou também, como histaminose alimentar ou intolerância a histamina. Os sintomas associados ao déficit de DAO são muitos diversos e representam patologias crônicas de grande prevalência na população. Os afetados pelo déficit de DAO não necessariamente apresentam todos os sintomas descritos, embora a maioria geralmente apresente ao menos três, sendo a enxaqueca especialmente prevalente entre os mesmos.

O que é o exame?

O teste avalia a atividade da enzima DAO. A enzima DAO é incubada com um substrato marcado. Após a ação da enzima DAO obtém-se um produto marcado que é extraído seletivamente. O produto extraído é quantificado com um contador beta, sendo o sinal diretamente proporcional à atividade da enzima DAO na amostra. A identificação de atividade reduzida da enzima DAO, como fator intrínseco desencadeante da patologias crônicas, possibilita o tratamento preventivo eficaz da doença, com melhora na qualidade de vida do paciente.

Para quem é indicado?

• Especialmente indicada em:
– Enxaqueca e outras cefaleias vasculares.
– Transtornos gastrointestinais: especialmente aqueles associados à Síndrome do Intestino Irritável (SII), como prisão de ventre, diarreia, saciedade, flatulência ou sensação de inchaço.
– Transtornos dermatológicos: como pele seca, atopia ou psoríase.
– Transtornos ósseos: como dores osteopáticas.
– Alterações musculares: como dores musculares, com frequência diagnosticada como fibromialgia.
– Fadiga crônica
– Na infância e adolescência é relacionado com o transtorno de atenção e hiperatividade, e com a Síndrome do Vômito Cíclico.

Tecnologia

Radioimunoensaio

Vantagens

GRUPO SYNLAB:
• Garantido pela experiência do grupo Synlab, líder europeu absoluto em diagnóstico laboratorial.
COMPLETO:
• Laudo de resultados objetivo e detalhado.

Informações Extras

PREPARO:
• Realizar o exame preferencialmente durante as 24-72 horas seguintes a uma crise de enxaqueca.
• Necessário 8 horas de jejum para a realização do exame.
• Suspender também medicação inibidora da DAO.
CONTRAINDICAÇÕES:
• Este teste não pode ser realizado durante a gestação.


Tempo de Entrega
7 dias úteis
Tipo de Amostra
1 mL de soro

Assine a nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades sobre nossos exames